Registre-se no nosso site

SOBRE

 

O projeto Show de Química é marca registrada do Professor Honerio Coutinho de Jesus que desde 1992 vem realizando um trabalho de divulgação científica em escolas e eventos da rede básica de ensino e no ensino superior, como também treinado alunos e professores para difusão do conhecimento da Química e melhor empatia desta disciplina no meio escolar. 

As atividades do evento "Show de Química®" tiveram início em 1992 na PUC­-Rio, onde na condição de aluno de doutorado, o Prof. Honerio Coutinho de Jesus começou a apresentar uma série de experiências químicas de efeito visual em auditórios e salas de aula, em congressos e em outras atividades universitárias, além de algumas escolas. Tais experiências foram o resultado de um longo trabalho de pesquisa e investigação, desde sua adolescência, onde ele verdadeiramente aprendia Química se divertindo. No segundo semestre de 1996 o Professor Honerio formalizou o trabalho através de um projeto de extensão na UFES, renovado até o ano de 2000. Neste período o projeto teve grande impacto na sociedade, com algumas entrevistas concedidas na televisão e em jornais escritos. Após uma parada de dois anos, o Prof. Honerio retomou as atividades do projeto Show de Química® no ano de 2003, agora como evento de extensão do Laboratório de Química Analítica da UFES, dentro de um convênio com a extinta Fundação Ceciliano Abel de Almeida. Neste mesmo ano foram realizadas diversas apresentações o que resultaram num grande interesse das escolas na divulgação e aprendizado da Química para os alunos do ensino médio e fundamental. Paralelamente às atividades de apresentação do intitulado "Show de Química®", o professor tem buscado parcerias e apoio financeiro de empresas e entidades a fim de possibilitar a popularização da química nas escolas do estado do ES e Brasil. Em 1993 o professor desenvolveu o primeiro protótipo de kit experimental do projeto, sendo substituído em 2013 por outro kit mais moderno e muito completo como resultado de financiamento do CNPq. Também em 2000, o professor construiu uma caixa de madeira para alocação dos materiais e transporte às escolas e outros estados. A partir de 2008 o proje-

to começou a receber relevantes recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), tendo resultado em diversas participações do projeto nas Semanas Estaduais de Ciência e Tecnologia (SECT) do ES. No ano de 2011, o projeto Show de Química® obteve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do edital relativo ao ano Internacional da Química. O projeto foi executado de abril de 2011 a abril de 2013. Nesses dois anos foram realizadas 42 apresentações (ver histórico de apresentações), e após a redação do Livro Show de Química® 1ª ed., 550 exemplares impressos foram distribuídos em escolas do ES, museus e universidades de todo o país. Também um reboque baú foi confeccionado para o transporte dos materiais do Show de Química® (ver galeria de fotos) além de 24 kits experimentais de química distribuídos em escolas do ES, sendo este kit o mais completo já lançado no país. Após finalização do projeto do CNPq em junho de 2013, o livro foi revisado gramaticalmente ainda naquele ano gerando 670 exemplares da 2ª edição para venda. Ao término desta edição, uma terceira foi publicada em outubro de 2018 após profunda revisão técnica e introdução de mais 40 experiências. No ano de 2016 e 2017 o projeto teve novamente patrocínio do CNPq e FAPES no qual resultou em novas apresentações de Shows e oficinas. No início de 2018 o projeto recebeu recursos do edital de empreendedorismo da FAPES "Sinapse da Inovação - Conexão ES". Atualmente, o projeto está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFES e continuará a desenvolver seus trabalhos de forma a contribuir com a popularização da Química no país. Ao longo destas duas décadas, o projeto teve a participação de uma centena de alunos do Departamento de Química da UFES e alguns professores colaboradores.